Geração BatCave/ Por Cledson Bauhaus | @cledsonbauhaus

domingo, 5 de junho de 2011.

Parte 1:
Aplicação do termo nas culturas Pop e Underground




É nessa época que é publicado a primeira aparição do mais sinistro e curioso herói das HQs americanas: o Batman. Criado Bob Kan e Bill Finger, o novo herói surge após o grande sucesso do Super Man e a necessidade mercadológica de explorar um novo personagem.

Batman é o alter-ego (persona) do ricaço Bruce Wayne, que se veste de homem-morcego para combater o crime na nebulosa Gotham City, como forma de vingança pela morte dos seus pais.

Fã da cultura vampiresca, especialmente das estórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, capa vermelha e ligado ao tema dos morcegos, mas foi Finger quem deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado.


Para esconder sua identidade ao mesmo tempo em que atua como Batman, Wayne cria a Batcave (conhecida como Batcaverna nas HQs daqui do Brasil) que é o seu quartel-general, localizada em uma gruta abaixo dos alicerces de sua mansão.
The BatCave Club. Lodres, 1982.



Nesse tópico não vou me atrever a detalhar precisamente os movimentos musicais citados, pois não é o foco nesse momento, mas a quem desejar conhecer mais, sugiro esse glossário (acesse este link), que tem importantes informações a sobre o assunto.


Com o enfraquecimento do movimento punk no final dos anos 70, surgem na cena underground novas camadas e propostas musicais ainda com suas raízes no punk, mas distanciando quanto a sua temática principal e adicionando novos experimentos sonoros. Nos Estados Unidos, por exemplo, temos a cena “Death Rock”, movimento musical que é representado, por exemplo, pelas bandas: Christian Death, 45 Grave, Super Heroines, Shadow Project, Cinema Strange, etc, e na Inglaterra temos o “Post Punk”, com as bandas: Alien Sex Fiend, Joy Division, Bauhaus, Siouxsie and The Banshees, The Cure, etc. De uma forma geral, as abordagens dessas bandas se distanciam do punk por sua forma mais poética e literária de expressar a sua mensagem, buscando influências na literatura, cinema de horror, temas existencialistas, morbidez, surrealismo, performances teatrais, etc. No campo sonoro, aqui se experimentou muito, onde por influências subjetivas dos músicos, promoveu uma grande fragmentação em novos estilos musicais – como pode ser observado no link citado.
O som Post Punk e a música com atmosfera assustadora receberam dos europeus o termo “batcave” por uma influência especial localizada no país: o The BatCave Club.


Ele foi um bar noturno em Londres, que em 1982 quando abriu as portas, especializou-se em new wave e glam rock, focando mais tarde no rock gótico. Ele é considerado o local de origem da subcultura gótica inglesa e emprestou o termo "batcaver" usado para descrever os fãs do rock gótico e death rock em todo o mundo por ser um dos mais famosos locais de encontro para os primeiros góticos.
Conclusão


Como pode ser observado, o termo batcave tem forte influência nessas culturas apresentadas, inspirando tendências culturais e mercadológicas. Basta observar o enorme número de mercadorias explorando o personagem, filmes, personagem que seguiram a mesma fórmula “dark” de criação, etc. Um exemplo bem próximo aqui em São Paulo é a loja Batcave (fechada a pouco tempo) localizada na Galeria do Rock em São Paulo, que vendia artigos de moda, musica, arte e acessórios voltados ao público “dark”. Além dela, se pesquisar na web, poderá encontrará outros projetos muito parecidos batizados pelo mesmo nome.
SITE DESTA MATÈRIA CLIQUE AQUI!

Comentários:

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |