Geração BatCave – Parte 2/ Por Cledson Bauhaus

domingo, 5 de junho de 2011.

As duas BatCaves: Harmonia ou Paradoxo? 

Ao ter uma breve noção da aplicação do termo batcave em diferentes situações você pode levantar pelo menos uma questão acerca do assunto: harmonia ou paradoxo? Já te respondo, primeiro vamos às comparações.

 


A mais básica é pelo símbolo. Se você observar bem, perceberá que não se trata apenas de imagem de morcego (na segunda batcave), mas sim uma cópia descarada da logo do Batman.

No segundo ponto, temos a vida social dos batcavers e do próprio Bruce Wayne. Todos possuem uma vida normal (ou tentam): trabalham, estudam, amam, tem amigos (ou não), possuem família, etc; Mas é na batcave onde incorporam as suas “personas”, cada qual com a sua finalidade. Isso significa que somente na batcave eles podem ser personagens? Claro que não, mas é nela o seu principal local de repouso como tal é interação com as atividades relacionadas à sua persona e convívio com o público seleto.





 

Persona deriva-se da palavra latina para a máscara usada por atores gregos na época clássica. Em psicologia, “persona” é a máscara (ou face) que um indivíduo utiliza para confrontar o mundo. Ela pode se referir à identidade sexual, um estágio do desenvolvimento (tal como a adolescência), um status social, um trabalho ou profissão. Tanto o personagem fictício das H.Qs norte americanas, como os personagens incorporados por músicos e seus públicos, se encontram na batcave e estão todos unidos pelo mesmo conceito psicológico e social que é a persona.
Logo, não vejo um paradoxo nas duas situações onde o termo batcave foi aplicado e vou mais adiante: acredito que todos possuem a sua “batcave pessoal”, seu refúgio particular que pode ou não ser compartilhado socialmente.


Conclusão

Enfim, finalizo a explicação do nome desta coluna que fala da “geração batcave” composta de assuntos da cultura underground e pop transportados no decorrer dos tempos por milhares de pessoas que produziram cultura e influenciaram toda uma geração, seja na moda ou na música. Aqui você encontrará histórias em quadrinhos, artes plásticas, cinema, música, literatura, e o que mais vier à tona das profundezas da minha caverna. Seja bem vindo ao mundo de cultura, amor ao próximo, respeito e paz.

Vida longa aos Batcavers =


SITE DESTA MATÉRIA CLIQUE AQUI!

Comentários:

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |