Literatura gótica – “A primeira onda”: Parte I/Por Laís Azevedo

domingo, 1 de maio de 2011.

Por Laís Azevedo

A chamada “primeira onda” de romances góticos foi escrita no período que vai de 1764 a 1840. Embora alguns estudiosos debatam quando a última obra pertencente a essa primeira fase tenha sido escrita (alguns dizem que todos os romances góticos publicados após “Melmoth te Wanderer” e “The confessions of a justified Sinner” tendem a ser paródias ou obras de menor valor), é claro que essa “primeira onda” persistiu durante a década de 40 dos oitocentos. Nessa lista, incluí o máximo de livros que considerei vital para a evolução da ficção gótica. Alguns deles, como “Emmeline”, não são exclusivos do gênero, mas podem ser inclusos na lista, graças algumas de suas características.

1. The Adventures of Ferdinand Count Fathom (T. Smollet): Pode ser considerado um pré-romance gótico. Influenciou fortemente a obra mais famosa de Horace Walpole, “The Castle of Otranto”. (1763)

2. The Castle of Otranto: A Gothic Story (Horace Walpole): Considerado o “primeiro” romance gótico. Imitado por inúmeros autores. (1764)

3. The Old English Baron (Clara Reeve): Uma imitação de “The Castle of Otranto”. Recebeu, primeiramente, o título de “The chapino of virtude”, porém o nome foi mudado para aumentar as vendas. (1778)

4. Vathek (Willian Beckford): Nem todas os romances góticos tem como cenário a Europa. Esse bizarro conto de magia e despotismo lembra mais uma aventura gótica no melhor estilo 1001 uma noites. O romance foi escrito em francês na sua primeira versão. (1786)

5. Emmeline (Charlotte Smith):
Não é, como eu já disse antes, uma obra gótica, porém ela contem vários elementos e passagens que, dum certo modo, estão coadunados com o gênero. (1788)

6. The Castles of Athlin and Dunbayne (Ann Ward Radcliffe): O primeiro romance de Ann Radcliffe. Ela é tida como a pioneira no tocante a escrita feminina gótica. Sua prosa tem como elemento marcante a poesia. Há freqüentemente uma sugestão de sobrenatural; de todo modo, no fim, tudo é racionalmente explicado. (1789)

7. The Romance of te Forest (Ann Ward Radcliffe): O primeiro trabalho dessa autora a ganhar reconhecimento. Poder-se-ia dizer que ele serviu de base para os seus outros trabalhos. (1791)

8. A Sicilian Romance (Ann Ward Radcliffe): Outro sublime romance gótico, que tem como cenário os castelos da costa da Sicilia. (1792)

9. The Castle of Wolfenbach: A german Story (Eliza Parsons): Não é uma romance tão assustador. A narrativa tem como foco os problemas sociais. Entretanto, há os elementos góticos, por isso está na lista. (1793)

10. The Cavern of Death (Anônimo): Uma narrative gótica tipicamente masculina, que fora escrita para imitar Walpole e Reeve. O destino dum cavaleiro é revelado por um fantasma numa assustadora floresta da Alemanha.

Comentários:

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |